June 20, 2021

A participação platônica em Marx?

Grandes momentos da história de interpretação de texto da história da filosofia é o pessoal pegar a tese 11 do Marx (“Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.”) e dizer que se transforma ao se deslocar conceitos.

Isso não é algo que aconteça em qualquer lugar” (mentira, já vi apenas uma pessoa fazendo isso explicitamente, mas acho que ela não se deu conta do caráter cômico), mas é o que aparece no trabalho de algumas pessoas.

Por outro lado, tenho percebido que algumas formulações da época da Ideologia Alemã (1945-1947) são coisas que estranhamente chegam perto da maneira como tento pensar a ideia de participação platônica (pois a participação nas ideias não se verifica no discurso, mas na prática).

2. A questão de saber se o pensamento humano pertence a verdade objectiva não é uma questão de teoria, mas uma questão prática. É na práxis que o ser humano tem de comprovar a verdade, isto é, a realidade e o poder, o carácter terreno do seu pensamento. A disputa sobre a realidade ou não realidade de um pensamento que se isola da práxis é uma questão puramente escolástica.” (Marx e Engels, Teses sobre Feuerbach)

Mas claro que para realmente demonstrar como retiro isso do Platão (independente dele de fato acreditar isso) seria um trabalho da porra. Ainda que de fato seja o que eu tento descrever nesse desenho/resumo da filosofia platônica:

Diagrama da filosofia platônicaDiagrama da filosofia platônica


Previous post
Meus tiques na escrita filosófica De todos os elementos de redação que corrigem no que eu escrevo em filosofia, o que mais corrigem é provavelmente a única coisa que eu faço um
Next post
As dificuldades de criticar uma ideia Tentando entender porque algumas críticas que eu leio me parecem bobas ao exigirem que o objeto que é avaliado se adeque a um determinado ponto de