November 20, 2021

A necessidade de uma leitura materialista da filosofia

Só uma leitura materialista da história da filosofia pode nos salvar.

Contexto: acho que tentar explicar a história do pensamento como um puro jogo de recepções entre pessoas que tradicionalmente identificamos como filósofos acaba sempre ignorando como filosofias transmitidas vão ser sempre recebidas a partir dos constrangimentos de uma época.

Esses constrangimentos não precisam ser negativos, pelo contrário. As situações e os problemas de cada tempo é que vão dar a especificidade da recepção de um pensamento e que vão explicar as variações específicas infletidas na história do pensamento.


Previous post
Uma obsolescência da ética na filosofia Eu queria entender o meu interesse contínuo por ler textos de filosofia que lidam com problemas éticos apesar de eu não acreditar que a leitura
Next post
A boa-fé socrática O traço mais bonito dos diálogos do Platão pra mim é o esforço de levar na boa fé as opiniões/posições alheias (e tomar como má fé apenas após a