November 28, 2021

A boa-fé socrática

O traço mais bonito dos diálogos do Platão pra mim é o esforço de levar na boa fé as opiniões/posições alheias (e tomar como má fé apenas após a pessoa dar seguidas provas de má-fé ou cegueira ao diálogo).

Ele consegue fazer isso sem que o Sócrates fique parecendo um simples trouxa (o que realmente seria uma forma estúpida de boa-fé). Me parece mais uma aposta que dá uma chance para o outro ao tentar quebrar qualquer estupidez por meio da ternura e gentileza.

Sei que nem todo mundo vai concordar com essa caracterização dos diálogos e da figura do Sócrates, mas acho que se tem uma coisa que é forte ali é o lema kill them with kindness”. Pois o que se tem que matar” não é o outro, mas justamente uma certa indisposição.

E não acho que isso dá certo sempre. Acho que ao longo da obra a gente encontra fracassos (a conversa com Cálicles no Górgias ou com Êutifron no diálogo de mesmo nome) sucessos (Mênon, Teeteto) e até situações ambíguas (Alcebíades no Banquete).


Previous post
A necessidade de uma leitura materialista da filosofia Só uma leitura materialista da história da filosofia pode nos salvar. Contexto: acho que tentar explicar a história do pensamento como um puro jogo
Next post
A conexão Marx-Walser Hoje me peguei pensando mais uma vez na possível fusão karl marx-robert walser. O que isso seria só deus sabe. Eu acho que acima de tudo tem pra mim