July 8, 2021

A necessidade de um sentido para a formação filosófica das universidades

Qual o sentido de um departamento de filosofia se não existir filosofia no ensino básico? Não digo que eu acho que a filosofia não faz sentido ou que ela tenha que ter uma função útil”. Mas sem o ensino básico não tem razão de existir dessa formação na universidade.

Sem o ensino básico não existe nenhuma alocação profissional para o filósofo. Sem alocação possível (mesmo que existam licenciaturas) a tendência me parece ser os cursos ficarem obsoletos. Dessa forma os próprios professores formadores ficam sem função.

Até se poderia dizer que a filosofia pode ter um papel auxiliar na formação de qualquer disciplina, mas isso nem parece ser o caso de boa parte dos departamentos (que parecem ter horror a lidar com outros assuntos), nem parece ser suficiente para garantir +30 programas de pós.

Dessa forma perdeu-se o bonde (que partiu há cem anos) da universidade como uma unidade sistemática que dá à filosofia a ocasião de ser chanceladora metodológica geral e perde-se também o bonde (mais importante) de uma oportunidade real de emprego para seus formandos.

Eu realmente não consigo entender como isso não é a prioridade número um das grandes forças institucionais (gestoras de recurso) no campo. Parece uma questão de tempo até a estrutura toda derreter.

Eu me pergunto há muitos anos: o que faz um departamento de filosofia ter espaço? O que deixa que eles continuem existindo? Eu imagino que tem ali um elemento de capital social e/ou simbólico envolvido, que permitiu que eles conseguissem perdurar durante um tempo.

Confesso que fico um pouco triste com isso tudo.


Previous post
A análise institucional como caminho para filosofar De repente lembrei que ontem ficamos pontificando sobre o estado geral da filosofia. Foi divertido. Me arrependo de não ter conseguido comentar mais
Next post
A estranha libertação da filosofia Eu acho interessante as justificativas que o Paulo Arantes dá para valorizar a disciplina do historiador da filosofia na instituição do campo