July 9, 2021

A estranha libertação da filosofia

Eu acho interessante as justificativas que o Paulo Arantes dá para valorizar a disciplina do historiador da filosofia na instituição do campo filosófico nacional. Acho que faz sentido. O problema pra mim são as patologias que decorrem disso.

ois de fato, esse tipo de prática, ancorado em uma herança do kantismo (que ele retraça muito bem em diversos textos) libera os textos filosóficos de construirem um discurso com referências verdadeiras.

O problema é que uma vez liberado do fardo de ter que produzir verdades, a instituição que possibilitou essa liberdade só permite que essa liberdade” se exerça de uma única maneira: comentando textos de filosofia.

O problema não são os comentários, mas esse ser o caminho dominante possível.


Previous post
A necessidade de um sentido para a formação filosófica das universidades Qual o sentido de um departamento de filosofia se não existir filosofia no ensino básico? Não digo que eu acho que a filosofia não faz sentido ou
Next post
Comentários sobre o departamento ultramar de Paulo Arantes Não é nem que eu concorde (ou discorde), mas eu adoro esses momentos que o Paulo Arantes desliza da pose e trai seu gosto pela filosofia (no caso