January 24, 2022

A insana vida do filósofo acadêmico estadunidense

Quando eu penso no modo de produção acadêmica americano eu fico com certeza que jamais teria aspiração de virar acadêmico se tivesse me formado naquele lugar.

Sei lá pra outras áreas, mas em filosofia tem que ser muito insano olhar pro que precisam fazer acadêmicos nos últimos 20/30 anos lá pra ter uma chance de sobreviver no mercado e achar aquilo razoável.

O que eu acho mais insano é que parece tudo uma grande oferenda, um sacrifício em papers e mais papers em mil correções em peer-reviews com pessoas insanas tudo para o altar do deus tenure-track.

Acho que a filosofia enquanto disciplina certamente se beneficiou pelo surgimento da instituição universitária moderna (permitindo à democratização da atividade, ainda que lenta). Por outro lado, passado um tempo também é bom lembrar que nem sempre as finalidades coincidem.

Acho isso especialmente trágico no Brasil pois vivemos (ou vivíamos, acho difícil analisar os últimos anos ainda mais com tudo que houve) um momento de acesso a essa instituição inédito.


Previous post
O caráter burguês da filosofia atual Acho que o caráter burguês da filosofia atual está mais na maneira como ela se institucionaliza a partir da universidade e da promessa de uma vida
Next post
Uma avaliação das teorias éticas hegemônicas a partir de Karatani Eu estou tentando evitar “estudar” (com sucesso) e até pensar (mais difícil) coisas de filosofia, mas uma hipótese que tem insistido é a ideia de