April 29, 2022

A impressão de esgotamento de um certo tipo de ficção escrita

Uma coisa que fico triste é que sendo alguém mais ligado ao mundo das artes ficcionais escritas” significa que estou em alguma medida ligado a uma forma de arte meio passada”. Já não tem mais ninguém hoje em dia defendendo (sem gerar vergonha) a sua superioridade.

Não é que eu precise de uma justificativa externa, mas de fato parece que outros campos artísticos (música, artes performativas, até o cinema) conseguem, cada um a sua maneira, fazer um caso” razoavelmente bom para a importância dessa prática artística e de sua relevância atual.

A escrita literária ficcional salvo algumas exceções fica ali numa posição meio de representante de um mundo velho (apesar de críticos brilhantes como Jameson, Ngai ainda estarem aí). E claro, acho que isso também transparece numa certa insuficiência da própria prática.


Previous post
A disciplina no estudo Acho a disciplina do estudo uma coisa bonita sobretudo naqueles dias que você simplesmente não consegue e não quer se concentrar. Claro que tem
Next post
Uma defesa dos calhamaços em filosofia Não deixem o @fabriciopontin atar aquilo que já está morto (vida longa aos calhamaços): Por mim, a gente simplesmente abolia os textos acadêmicos