June 18, 2020

A filosofia como navegação e as gêneses históricas da filosofia

No momento frustrado como meus interesses pela pergunta pelo sentido da filosofia enquanto atividade de navegação (uma espécie de operação transcendental) acabam me jogando inevitavelmente para a pergunta pela compreensão das gêneses históricas da filosofia pelo mundo.

O problema nem é que acho que isso é desvio de rota, pelo contrário, qualquer tentativa de delimitar essa atividade precisa de alguma forma passar pelo crivo das suas formações históricas até para complexificar o conceito.

O problema é não ter tempo para fazer uma análise das formações materiais em lugares como china, índia, egito e grécia para investigar semelhanças e divergência tanto na prática como no que é pensado a partir das divergências de configurações locais onde a filosofia emerge.


Previous post
A função social da poesia Uma vez vi um filme sobre poesia, uma espécie de documentário sobre poesia (era italiano, algo sobre musas no título, vi no festival do rio entre
Next post
A importância da edição na escrita No fundo acho que qualquer dica de escrita é inútil sem algum tipo de processo de edição que acompanhe. Rigor, criatividade, clareza ou estilo me