October 16, 2020

A filosofia como uma gambiarra (gimmick)

Se a filosofia é procedimento (e não dogma), me parece que é possível pensar esse procedimento em relação às necessidades do capitalismo contemporâneo (ou seja: sem tempo irmão”). Me pergunto se certas filosofias (Olavo, Karnal, etc) seria uma versão gimmicky” da filosofia.

O interesse nessa questão não é, porém, apenas falar mal dessas pessoas, mas talvez pensar como na maneira como essas pessoas mobilizam a filosofia como um atalho pra dar sentido à vida (nesse mundo sem sentido), algo sobre a própria estrutura dessa atividade acaba se revelando.

Ao miniaturizar problemas e ansiedades, reduzi-los a eventos textuais’ tratados por grandes filósofos’ (que são miniaturizados na medida em que reduzidos a algumas frasers, algumas ideias chapadas), algo do caráter operacional da filosofia acaba funcionando?


Previous post
Um modelo de evolução filosófica Percebendo com o tempo que o modelo de filósofo que eu miro é o emburrecimento inteligente do Wittgenstein. Não sei o quanto isso é verdade, mas
Next post
Uma outra forma de olhar o aprendizado filosófico É bem interessante esse texto, pois se por um lado acaba com meu sonho (por ora) de aprender a navegar na matemático, por outro me fez entender um