August 7, 2020

A fetichização de discursos de alteridade na universidade

Um dia alguém vai fazer um ensaio sobre como xapiri” (e afins) foi fetichizado na academia. E quando digo fetichizado eu falo da forma como lhe é atribuído uma existência excluída do sistema de signos e práticas que dão existência pra aquilo.

Só pra esclarecer: dizer que xapiri depende de um sistema de signos e práticas não é dizer que ele não existe em si, pois acho que nada existe em si. A mesma coisa se pode dizer sobre a ideia de inconsciente, de alma, de subjetividade’ (todas coisas bem reais pra mim).

O que não significa que a gente não possa e não queira dar conta de como certas coisas atravessam mundos, como as coisas podem ser deslocadas para além dos sistemas de signos e práticas (os trabalho da Tsing, do Latour e do Badiou — de formas diferentes — vão nessa direção).

E dar conta disso é importante, acho. Pois na maior parte das vezes quando se trata teoricamente disso parece que xapiri” aparece para resolver a bagunça da nossa ontologia. Como se fosse uma chave mágica que revelasse os pecados da nossa ontologia e prometesse uma salvação.


Previous post
A dificuldade de pensar É muito difícil pensar, bicho. Das coisas que acho difícil uma é que tem coisas que são objetivamente difíceis de manter na sua cabeça. Como se o
Next post
O excesso de produtores buscando atenção Ao mesmo tempo que eu acho massa pessoas se engajando em atividades criativas, por todo potencial que tem nisso, não consigo não me sentir as vezes