January 20, 2019

A dimensão material do conceito

Basicamente a minha tese foi uma tentativa fracassada de dar conta (tentar descrever, elaborar) a dimensão material do conceito. A tese foi um fracasso por n motivos (entre eles pois eu fui me afastando, por outras razões, desse meu objetivo inicial).

Agora, o curioso é que esse tema tem voltado com muita força, como algo que gostaria de abordar mais uma vez. O curioso, porém, é que boa parte dos autores que sinto que estão tateando por esse tema (ainda que nem sempre com as mesmas intenções que eu) são teóricos marxistas.

No caso são marxistas que desenvolvem a noção de abstração real” a partir do Marx (penso aqui no Sohn-Rethel - que tou doido pra ler -, Postone e Jameson [deve ter outros, eu que sou novato no tema]). Eles procuram entender categorias abstratas que são eficazes na vida social.

Vê-se que não é exatamente o meu interesse (para ser honesto o meu interesse pelo tema vem mais de autores como Pierre Hadot e Deleuze), mas acho que compreender a materialidade do conceito e das abstrações inevitavelmente acaba chegando por outras vias nesse mesmo problema.


Previous post
A filosofia e o ridículo Ontem passei boa parte da noite discutindo o caráter ridículo de certas atividades e hoje o Safatle faz essa coluna: https://t.co/tPKw9UQlCU Que a
Next post
A falsa-imediaticidade na filosofia Eu vi um texto agora falando sobre o problema do ‘hedonismo’ da sociedade e nenhuma menção à configuração político-econômica atual. Não dá pra fazer