May 15, 2021

A divulgação científica em redes sociais

Uma hipótese a desenvolver algum dia de que parte do problema da divulgação científica” [opinião restrita a ciências humanas — nem todas — e filosofia] que acontece aqui nas redes sociais (twitter e ig) é que ela costuma a aparecer como um conteúdo acumulado que se possui.

Eu leio certas threads e muitas vezes sinto que a pessoa simplesmente reuniu uma coisa que ela aprendeu, criou um vácuo no seu entorno pra parecer menos fluido/confuso do que realmente é e empacotou para circular nas redes sem que ela possa ser desviada para outros lugares.

Quando digo que não pode ser desviada é que esse formato pronto (“empacotado”) é que ela foi tão abstraída das suas confusões inerentes (já que o mundo das ciências humanad e filosofia é caótico) que só sobra aceitar ela ou refutá-la”.

Mas num sei. Só tentando descrever um pouco da preguiça que eu tenho com certos saberes que circulam de modo petrificado nessa rede e que num consigo entender muito sem usar termos metafóricos demais (“falta que fique mais vivo”).

Eu até acho que é importante, pedagógico, você conseguir sistematizar e simplificar esse caos que são os campos de conhecimento. Mas acho que isso tem que ser feito deixando sempre visível que a coisa tá sempre te jogando pra fora da sistematização, que tem perguntas te levando.


Previous post
Comentários a partir de uma argumentação de Prioli [comentários a partir de uma discussão entre Prioli e Monark no programa Flow em que ela deu um nó argumentativo nele] A impressão que tinha de que
Next post
Uma apresentação da pesquisa sobre a institucionalidade da filosofia A verdade é que toda a minha “pesquisa” oficial (mesmo que não pareça) é uma tentativa de inteligibilizar porque e como quando leio coisas de