February 28, 2020

A dificuldade de transmitir ideias filosóficas

Esse texto do Safatle se explicando” pra mim é um sintoma da dificuldade de pessoas que procuram articular posições geradas a partir de sistemas filosóficos complexos fazerem depois uma contribuição pública que será lida por quem não atravessou o sistema.

Eu tou lendo o texto e, tendo já conhecimento de parte do que ele escreve em filosofia”, parece que na verdade ele tá apenas explicitando coisas que ele já falou e que estavam implícitas no texto inicial e que é o que permitem compreender o que ele tava falando inicialmente.

Não tou dizendo que isso significa que ele está certo”, mas que parte das incompreensões passam pelo fato de que sua aparição pública acaba criando uma ilusão de que o que ele diz pode ser compreendido autonomamente, fora da rede de sentidos que ele construiu previamente.

E isso é um problema, uma dificuldade, pois evidentemente a intervenção pública não tem como ser feita com a pessoa carregando sempre junto todo um sistema que muitas vezes não pode ser reproduzido em miniatura. Na verdade isso parece uma das dificuldades da condição filósofo’.


Previous post
Uma defesa das fronteiras disciplinares Ainda que esteja fora de moda, o Badiou satisfaz meu interesse por preservar frotneiras disciplinares. O que não significa que não haja interações,
Next post
Comentários sobre a distância entre a história da filosofia e a atividade filosófica Eu acho que a distinção entre história da filosofia e atividade filosófica (crítica/especulativa) ainda é fundamental. Até pra entender algumas