April 5, 2021

A coincidência de tomar seu ponto de vista teórico como o correto

O curioso caso de achar que justamente aquela teoria/conjunto de conceitos que você acaba olhando com mais atenção e por mais tempo é a mais consistente que existe.

Mas que surpresa que a doutrina menos problemática, mais sutil, mais sofisticada e menos caricatural acabou sendo aquela a que me dediquei desde sempre. Que sorte a minha!!

E pra que fique claro, acho que o problema não é se apoiar exclusivamente em uma determinada corrente teórica (embora eu de fato ache que ser monolingue no campo da teoria facilita o deslize), mas inverter a ordem das coisas e tomar a elaboração teórica como finalidade em si.

Ou seja, transformar aquilo que é uma ferramenta de leitura e organização, que nos auxilia na orientação diante do mundo, da experiência etc em objeto último de investigação. E claro, não é também por idiotice que esse deslize acontece (embora isso esteja ainda turbo pra mim).

Minha impressão é que há um efeito aí do próprio *trabalho teórico*. Que no esforço de afiar e afinar suas elaborações teóricas para que a coisa seja mais manejável, que o ato de cuidar das ferramentas” se sobreponha ao uso das ferramentas.

Mas de novo, não que seja um desvio de alguém idiota. Sinto que esse deslize acontece pois as próprias ferramentas teóricas são coisas que parecem existir apenas a partir do momento em que elas são afiadas/afinadas, em que nós interrompemos o uso para entender como vemos.

Mas como esse cuidado das ferramentas pode se alongar indefinidamente (já que elas não teriam nenhuma referência absoluta que daria um limite pra sua re-elaboração), parece que tem uma tendência a deixar a coisa sair do controle e a teoria se tornar um fim em si mesma.

Era um pouco sobre isso que falava quando comentava a estranheza que nos cursos de filosofia se discute menos prisões e sociedades disciplinares com auxílio do Foucault e sim *o conceito de sociedades disciplinares* que se autonomiza de seu chão histórico e social.


Previous post
O possível campo de “ideografias” Se (numa definição vulgar mesmo, sem preciosismo) o campo de estudo das *formas* literárias é a poética, então o campo de estudo das formas das
Next post
Notas sobre aprender a escrever Voltei a me reanimar com o projeto que precisava escrever pro concurso da UFRRJ. Pena que eu preciso escrever cerca de *faz as contas* 50k