April 3, 2021

O possível campo de ideografias”

Se (numa definição vulgar mesmo, sem preciosismo) o campo de estudo das *formas* literárias é a poética, então o campo de estudo das formas das ideias’ é a _______ ?

Pensei em lógica e ideologia, mas ambos parecem problemáticos. Lógico parece se associar a uma investigação abstrata, que não é o caso (pois penso nos termos de uma investigação que seja também histórica). E ideologia acho que já tem um viés muito específico embutido…

As pessoas que fazem crítica da ideologia” são as que tão mais próximas desse campo qeu tou vislumbrando, mas tem um exemplo que também veria nesse campo mas que não faz apenas crítica da ideologia” como geralmente se fala, que é o Pierre Hadot.

Obras que eu enquadraria nesse campo que tou imaginando: O que é a filosofia antiga?” de Hadot; Hermenêutica do Sujeito”, do Foucault; Isonomia” do Karatani; A sagrada família” e a Ideologia alemã” do Marx; quase toda obra do Paulo Arantes.

Eu também adcionaria o Inconstância da alma selvagem” e o Metafísicas canibais” do Viveiros de Castro, que acabam também fazendo análises nesse sentido que tou falando, embora eu não sei se ele se reconheceria com essa galera.

Pensando aqui e o campo que tou tentando desenhar” tem como subcampo crítica da ideologia e é afim ao campo literário (com um Auerbach, por exemplo), que também teria como subcampo uma prática tipo” crítica da ideologia (Jamesons, Ngais, Schwarz, por exemplo).

Fiz um desenho mas ficou muito feio e fiquei com preguiça de enfeitar/ampliar (era mais pra eu elaborar depois):

mapa de referências da ideografiamapa de referências da ideografia

Uma descrição muito solta e muito vaga (a trabalhar, precisar, corrigir) do que tou pensando que uniria esse conjunto maior que chamei de filosofia” [e que seria o que eu tou procurando nome]:

É difícil de precisar, mas eu penso num campo amplo (talvez isso seja um problema s) que cobre desde as maneiras como as ideias se estruturam, como elas se relacionam com seu meio social, as funções que assumem, como são manejadas (como exercício espiritual, como fraseologia etc)


Previous post
Perspectivas sobre a transformação do sistema universitário nacional Pensando como no entorno de 2013 (começando um pouco antes) até ali meados de 2016 (o golpe) havia um possibilidade de transformação do campo do
Next post
A coincidência de tomar seu ponto de vista teórico como o correto O curioso caso de achar que justamente aquela teoria/conjunto de conceitos que você acaba olhando com mais atenção e por mais tempo é a mais