August 10, 2020

A ambiguidade da rede mundial de computadores

Tenho pensado muito sobre como se portar na internet e acho que deve ser um misto de dificultar e intelibilizar que é simultâneo. Por um lado eu acho clareza fundamental, por outro tendo a achar que é importante resistir à facilidade de se tornar conteúdo, mais um conteúdo.

Isso é tudo prévia para o que seria algum dia uma ética/etiqueta” da/na internet. De alguma forma acho que a clareza e a inteligibilidade tem que servir como uma espécie de forma de EMPERRAR E TRAVAR o circuito infinitos de conteúdos que povoam esse espaço. Um espessamento”.

O que acontece é que um dos maiores predicados que descreve esse espaço é uma aderência escorregadia. Se você não toma cuidado você acaba gastando seu tempo como se nada tivesse acontecido (fora a ressaca temporal que faz você se perguntar pra onde foi o tempo”).

tava escutando a entrevista da Jenny Odell com o Ezra Klein (recomendação da sempre certeira @aaaammandaaaa ) e um procedimento que ela comenta para ir contra essa tendência (que eles discutem lá sem nomear nesses termos) é a elaboração do contexto nos objetos que tratam.

Acho que isso é uma ótima forma de emperrar a máquina que alia inteligibilidade com freio pois a operação não é uma que produz hermetismo, pelo contrário, ela vai progressivamente dificultando a sua capacidade de sair desse objeto” em direção a outro.

O contexto faz a gente gastar mais tempo em um certo local (faz a gente perder tempo) e, por outro lado, acaba fazendo com que seja mais difícil botar tudo em termos de uma equivalência geral, pois o objeto vai se singularizando.


Previous post
O excesso de produtores buscando atenção Ao mesmo tempo que eu acho massa pessoas se engajando em atividades criativas, por todo potencial que tem nisso, não consigo não me sentir as vezes
Next post
Elogio a um tipo de professor atualmente impossível Eu acho que essa janela já se fechou e foi até bem curta, mas dá pra entender bastante o que tem de atraente na figura do professor que devota