June 10, 2020

Sobre se sentir incapaz

É muito ruim se sentir incapaz. Uma espécie de sensação de fraqueza na alma. A ansiedade meio que tomando conta e a dúvida sobre cada passo que se dá. O pior de tudo nem é só se sentir inseguro, mas que isso, a partir de certo ponto, cansa o corpo do tanto que te tensiona.

Claro, eu leio filosofia em parte pra aprender a lidar com isso, pra aprender a performar não apenas a virtude, mas a tranquilidade e a serenidade, que precisam ser fingidas para se tornarem hábitos.

Nada disso é, porém, uma conquista definitiva, como Aristóteles já dizia.

O pior é que eu até consigo engatar’ coisas. Mas aí acho que tudo isso aparece justamente nos intervalos de dispersão. Consigo trabalhar um pouco, me concentro, mas em vez de descansar 5 minutos, quando vejo se passaram 40 e já fudeu tudo.


Previous post
Comentários a partir da demanda de “sua avó entende sua tese?” Não vou nem entrar no mérito da falsa oposição entre linguagem técnica e linguagem vulgarizante (de divulgação). Mas a questão das teses não serem
Next post
A importância da piedade no pensamento platônico Lendo “As Leis” [que começa com um elogio das constituições cretenses e espartanas, que teriam uma origem divina] eu começo a entender qual o papel