September 23, 2020

Sobre o Nietzsche de Kittler

Lendo texto do Kittler sobre Nietzsche [Nietzsche (1844-1900), em A verdade do mundo técnico]

Mind = blown

De fato fica bem claro via esse texto algo que já aparece em Foucault e Deleuze de outras formas (em leituras de Nietzsche): as análises devem procurar ver a realidade que se apresenta como soluções para problemas (se qualquer ontologia do presente” é o que se deseja fazer).

Ou seja, não olhar para o mundo como se as coisas fossem explicações, mas como se fossem elas mesmas soluções pra disputas e conflitos, para instabilidades, geralmente fruto de forças que se autonomizaram e por isso cairam em conflito.

De certa forma o mistério que se põe a resolver acaba sendo entender quais são as forças que se autonomizaram pra criar as circunstâncias atuais, em que condição se separaram e se estabeleceram contra sua origem a ponto de se voltar contra ela e existir para além dela.

Depois de ler esse texto eu acho que ficou claro pra mim minha preguiça com leituras de nietzsche e metafisica da arte” que abundam por aí. O problema é levarem pouco a sério o caráter fisiológico (e midiático, como mostra Kittler) dessa relação.

De modo que acho que pra retomar esse tema eu apenas diria que a forma interessante é passando pelo viés kittleriano que enxerga tudo em termos de uma história dos narcóticos” e não essa defesa meia boca do dionisíaco e da força criadodara” da arte.


Previous post
Qual o sentido da filosofia? A verdade é que toda a minha “pesquisa” oficial (mesmo que não pareça) é uma tentativa de inteligibilizar porque e como quando leio coisas de
Next post
Comentários sobre rever The Wire Ontem eu comecei a rever The Wire (num ritmo lento, provavelmente um episódio por semana) e foi como sentir o gosto de uma madeleine. Muita tinta já