March 21, 2021

Sobre o descaso pedagógico pela filosofia

Eu acho que é um tiro no pé enorme da cultura filosófica” que questões pedagógicas não sejam prioritárias (ou que sejam menos marginalizadas do que são agora).

E quando falo desse elemento pedagógico não falo de um modo que as outras pessoas devem aprender conosco” pra agir/pensar corretamente. É algo diferente disso. É tornar a nossa tradição mais facilmente disponível para que façam o que quiserem com ela.

Claro que isso não é um vale tudo, mas acho que mais importante que tentar defender qualquer primazia do filosófico, acho que mais vale tentar comprimir (como ele fala ali mesmo) de modo que seja mais facilmente transmissível sacrificando o mínimo da especidicicade do conceito.

Por isso que acho que as coisas mais importantes que deveriam ser feitas é acabar com bacharelados (deixar apenas licenciaturas, pra marcar como é essencial). E claro, isso exigiria também repensar como seria a própria formação pra que não seja só um 3+1.

Algo que gostaria de ver tb seria a tentativa de dialogar com outros cursos pra permitir a oferta de filosofia em cada vez mais cursos. Acho que a filosofia deveria abraçar sua vocação de ser a mosca socrática que incomoda. Isso deveria ser tão central quanto o ensino interno.


Previous post
As demandas de um pluralismo filosófico Uma coisa que venho pensando bastante é como querer que certos campos ou tradições circulem mais com a exigência simultânea de que ao lidar com
Next post
Os efeitos de uma concepção excesivamente performativa da linguagem Pensando numa coisa que o amigo Gabriel Tupinambá fica repetindo e que aos poucos vou absorvendo: quando as palavras resolvem a situação, quando