September 24, 2019

Sobre não poder criticar certas figuras públicas

Quando uma figura é incriticável, quando qualquer tipo de crítica a uma pessoa específica é bloqueado de antemão o que isso quer dizer sobre a situação? Falo isso no caso da Greta pois as vezes sinto que ocorre.

Não tenho nenhuma crítica à Greta e acho que ela é atacada de modo escroto por gente da esquerda e da direita (meu proena é o gretanato). Mas acho que é complicado quando se comenta algo que parece ir contra algo relacionado a ela e vem umas defesas que nem sempre são justas.

Ela ser autista, ser uma criança com depressão não deve servir de resposta a qualquer crítica a ela ou ao movimento no seu entorno (muito menos o mais canalha de todos: mas o que você está fazendo????” geralmente vindo de alguém que não faz nada).

Agora eu tou falando da Greta (foda-se, não quero entrar nessa disputa) mas na verdade o mais interessante é esse tipo de fenômeno que se torna visível a partir do caso dela, que é uma certa blindagem que trava na hora de realizar uma crítica. É um consenso esquisito.

Tem certas figuras, certos temas, que parece que ousar falar contra eles já é ultrapassar um limite. Claro, não quer dizer que as pessoas não passem, inclusive, ser edgy” vem em parte daí, de ultrapassar a linha por ultrapassar (e essas pessoas são cuzonas).

O mais estranho é quando nos vemos diante de uma questão assim e tema assim e instintivamente recuamos em nome de uma inviolabilidade moral. Tem ocasiões em que esse recuo faz sentido, estratégico ou mesmo por ser uma picuinha (afinal, quem nunca encrencou de besteira).

Tem umas que se recua por preguiça, mas tem ainda outras que é um certo temor dos efeitos, de parecer edgy”, de parecer do contra”. E é óbvio que a solução não é ser simplesmente edgy, isso é errado e anula toda a complexidade de qualquer conversa.

Queria apenas apontar um certo tipo de interdição moral que limita a circulação de certos discursos que em outras circunstâncias seriam apenas mais uma crítica razoável mas que diante da interdição (seja lá qual for a origem dela) só aparece na gramática discursiva como edgy.

E quando certas coisas só podem aparecer necessariamente como alguma espécie de desrespeito, de uma violação, eu acho que isso é o sinal de algo problemático.


Previous post
A obsolescência e a filosofia Uma coisa que eu penso de vez em quando é sobre a persistência do âmbito conceitual de certos desenvolvimentos especulativos APESAR do aparato que
Next post
O desprezo pela licenciatura em cursos de filosofia Acho que não devia existir curso de bacharelado de filosofia, história e ciências sociais. Não faz sentido no Brasil esses cursos serem oferecidos