August 24, 2022

Sobre as imagens da institucionalidade da filosofia

Essa thread é boa. Acho que a situação aqui no Brasil é um pouco diferente (sinto que o campo de história da filosofia” tem uma predominância maior por n’ razões), mas ajuda esclarecer também as distâncias entre ideias que circulam em depts de filosofia e de outras áreas.

Isso não é algo que eu estudei (nem saberia como começar a estudar isso, para ser sincero, então fico no registro das impressões), mas sempre fui fascinado pela maneira como a filosofia que circula em departamentos é diferente daquela que circula fora.

Não são apenas autores que são diferentes (de maneira tosca: filosofia analítica’ circula muito mais dentro de departamentos de filosofia do que filosofia continental’), mas a própria imagem que se tem da filosofia, as expectativas, é bastante diferente conforme o local.

Durante um tempo eu me perguntei se isso se devia a um engajamento menos contínuo de quem é de fora, mas hoje em dia acho que isso é apenas uma maneira de querer preservar uma forma específica de se engajar com a filosofia como a forma ideal.

Isso também acabaria pressupondo que qualquer engajamento mais consistente com a filosofia levaria necessariamente ao desenvolvimento de certos procedimentos e práticas que vemos em espaços como departamentos de filosofia (que são essencialmente dedicados à filosofia).

Não apenas isso ignora que a filosofia historicamente foi mais do que sua instanciação na universidade moderna e suas dinâmicas específicas (e de questões de trabalho nesse mundo), como a gente também acaba restringindo demais o que podemos fazer com o pensamento.

Por isso talvez hoje em dia (e por sempre ter trabalhado muito mais com gente que é de fora da filosofia do que gente de dentro) tem me interessado cada vez mais explorar o que é que dá pra fazer nesses espaços que tendem a ser considerados de engajamento menor” ou secundário”.


Previous post
Bourdieu e o ensaísmo Bourdieu também me fazendo pensar que a transformação do ensaio em gênero e a sua eleição por uma certa filosofia atual como •espaço• da escrita
Next post
A falta de experiência com variedades de leituras Pensando como a leitura é uma experiência ao mesmo tempo tão difusa mas tão pouco comentada. Não lembro de no colégio ter tido momentos de refletir