February 12, 2019

Sobre a paixão de Sebald pelos seus autores prediletos

O livro do Sebald sobre escritores que ele ama é incrível. Eu sinto que tou conhecendo um outro lado do Max que ele mostra raramente. Você sente uma certa alegria nele ao descrever a vida e os procedimentos desses escritores.

Uma coisa que eu tenho gostado desses ensaios é que o Max veste com mais a frequência de crítico do capitalismo”. Não apenas por falar mal, mas de atentar para a relação entre a derrocada da modernidade e as transformações operadas pelos modos de relação social capitalistas.

Interessante lembrar que o Adorno era o mestre espiritual” do Sebald nos anos de aprendizado (eu não lembro se ele chegou a ter uma carta de recomendação do Teddy ou se ele hesitou em querer ser orientado por ele. mas é um laço forte).


Previous post
Reflexões sobre a inclusão universitária promovida pelo PT Eu tenho a impressão que a inclusão na universidade promovida pelo PT acabou, involuntariamente, abrindo espaço (ou acelerando, sendo gatilho) para
Next post
A condição de possibilidade kantiana da história da filosofia Se a história da filosofia é compreendida como um domínio que compreende as obras para além de qualquer validade das suas conclusões (ou seja, o