September 9, 2020

Sentir-se correndo atrás em leituras

Gostaria de em algum momento não me sentir correndo atrás com as minhas leituras. O doido é saber que isso é tudo coisa da minha cabeça, que tem inúmeras projeções acontecendo, que tá tudo bem e que não preciso dar conta de tudo pra fazer algo ok/legal. Mas é difícil, né?

Por um lado acho que na mesma medida que a internet facilita o acesso, ela multiplica tanto a demanda e o desejo por certas coisas (sendo estimulado por essa massa que confunde todo mundo num super-leitor) que me pergunto se compensa (compensa). Mas talvez não seja apenas isso.

No fundo acredito que isso tem a ver com entender melhor como me relacionar com o que eu posso extrair de cada leitura, já que de fato não estou atrasado nem nada, de entender que já dá pra fazer muita coisa e que qualquer déficit ou é parte da finitude ou é não-essencial.


Previous post
Leitura e atenção A diferença entre ler um texto e estudá-lo fica terrivelmente perigosa quando você começa a ficar viciado no ato de ‘prestar atenção’. A diferença
Next post
A centralidade da escrita na história da filosofia Hot take: a filosofia é muito mais gramacêntrica do que fonocêntrica (justamente por conta do jogo de preservações que se dá pela escrita e que