June 13, 2020

Resumos de uma longa pesquisa em curso

Isso me fez pensar no fio que uniria todos os meus interesses que acumulei ao longo dos anos.

Talvez possa resumir como uma espécie de tentativa de entender como navegar no real a partir de um contato com uma inesgotável produção de mapeamentos do real inconsistentes entre si.

Uma outra forma de resumir a coisa seria entender o conceito de perspectiva/perspectivismo (sem que perspectiva’ seja compreendido apenas como um ponto de vista subjetivo’).

Isso explica meu interesse por campos teóricos e seus desenvolvimentos mais do que os objetos que eles procuram dar conta/mapear. Me interesso mais por teoria antropológica do que povos estudados, Me interesso mais por teoria/crítica artística do que obras de arte.

Meu interesse por literatura ocupa um espaço de exceção (e aí que o theory of vibe” me trouxe de volta pra essas questões), pois ainda que tenha um interesse por esse campo exista, eu já enxergo a literatura como um mecanismo de produção de mapeamentos cognitivos do real.

Inclusive é exceção também por ser o campo que me pôs esses problemas inicialmente. A tentativa de entender o que a experiência literária” me trazia, o que ela me ensinava (daí minha fascinação com o trabalho do Costa Lima sobre mimesis).

E é massa olhar pra trás e ver como cada pecinha tem seu papel, seu momento. A mimesis do costa lima, o perspectivismo ameríndio/nietzschiano, a filosofia como exercício espiritual de pierre hadot, a orientação afetiva espinosana, a metafilosofia deleuziana e agora Platão.

[muita coisa excluída aí, isso são só alguns momentos >norteadores<]


Previous post
A Low tech theory de Mckenzie Wark Low tech theory da Mckenzie Wark é um puta insight teórico que me arrependo demais de não ter lido mais (em parte justifico isso por não saber “em
Next post
Low theory e Faux-theory Pensando na low theory e no seu oposto, a faux-theory. Tem momentos que aparece pra mim com alguma clareza meus interesses filosóficos para além de