September 4, 2020

Os sistemas de controle hierárquico na filosofia universitária

Não devia estar incomodado com esse assunto, mas tanto tou que lembrei de repente do Jason Stanley falando que as pessoas tem que earn their stripes” pra ter uma voz sobre a profissão (passando por revisão de pares, subindo na carreira). Deslize de honestidade, né?

Eu acho que o sistema de revisão de pares em filosofia, das formas que ele é feito, favorece um tipo muito específico de conservadorismo. Não acho que existam épocas na filosofia sem combate entre conservadorismo e progressismo institucional, mas cada época com seus demônios.

Dito isso, como na filosofia muitas diferenças sequer podem ser objeto de convergência dado a natureza da atividade (e como muitos pesquisadores agem como se fosse possível) a consequência é que muitos pareceres leem o texto a partir de demandas impossíveis para aquele texto.

A menos que você dê sorte de estar num nicho legal, com pessoas que pensam de outra forma, parece que no fim se resume a uma relação assimétrica de poder. Como todo mundo que sobrevive passa por esse sistema e muitas vezes cede a ele, parece muito difícil imaginar outras coisas.


Previous post
Livros de velhice e esboço das etapas da evolução autoral Livros de velhice, melhores livros. Pensando em Platão (As Leis), Deleuze (O que é a filosofia?), Coetzee (trilogia de Jesus). Sinto sempre que é um
Next post
Sobre o uso da filosofia para entender o presente Ontem acho que consegui articular um pouco meu incômodo com certos usos da filosofia para entender o presente (e isso acaba visibilizando alguns