August 27, 2020

Excertos do manual de boas práticas da vida acadêmica

Um manual de boas práticas da vida acadêmica deveria vir com uma parte que falasse sobre como é insuportável lidar com pessoas que acham que 1) elas tem capacidade de sobrecodificar tudo o que é dito por outra pessoa e que 2) só elas possuem a chave para entender um assunto x.

Também deveria ter umas partes comentando como é desagradável essa falsa generosidade de indicar referências que muitas vezes acabam não tendo nada a ver com o problema tratado e são apenas um gesto egóico de afirmar a sua posição de forma completamente desconectada.

Isso tudo talvez se conecta com algo que me irrita demais que é a pessoa que >age< como se fosse um privilégio ela estar permitindo o contato e o acesso ao saber dela. Acho sempre muito difícil descrever os traços desse tipo de postura, mas é uma outra que também incomoda demais.


Previous post
A falsa-promessa da fuga de cérebro Eu acho que é uma irresponsabilidade tremenda vender “saída do Brasil” na carreira acadêmica como um espécie de solução diante da crise (como
Next post
O caráter inebriante do verdadeiro Quando vejo essas discussões sobre fake news, sobre mentiras, sobre as pessoas estarem sendo “enganadas” por redes de whatsapp etc eu sempre lembro