February 18, 2021

Dificuldades da leitura contextualizada e da leitura imanente da filosofia

Eu fico tentando conciliar na minha cabeça sem sucesso duas ideias que acho que a princípio se opõem entre si. Por um lado acho que textos filosóficos sempre ficam mais ricos quando entendemos seus contextos (históricos, filosóficos etc).

Por outro lado, acho que se um texto filosófico não consegue se sustentar sem que ele seja lido contextualmente, de maneira relacionada a um conjunto específico de termos, então ele é um fracasso. Ou seja, os textos são tanto mais ricos quanto mais autonomizáveis.

Essa segunda ideia talvez esteja meio caricaturizada, mas tem a ver com tentar pensar o caráter transformativo que a filosofia deve ter. O que implica que em alguma medida é menos sobre o texto e mais sobre os efeitos do texto. Mas claro, difícil pensar isso sem relativismo bobo.

Como sempre eu estou implicitamente lendo a filosofia a partir da literatura. Acho que lá esss questão aparece de modo mais explícito, essas duas demandas.


Previous post
Práticas institucionais para organizar desavenças filosóficas Pensando aqui que acho que eu tenho mais desejo de tornar o campo de circulação de ideias menos tóxico, mais aberto, mais poroso, do que de fato
Next post
Notas sobre ‘as duas mortes’ de Junho de 2013 Isso é certamente um comentário ingênuo de quem desconhece a literatura e foi um participante “marginal” (participava mas não era organizador de