June 28, 2020

Breve esboço sobre a questão da moda

Eu fico pensando em modismos teóricos e acho uma coisa ambígua demais. Alguém conhece bom material sobre o problema (ou a questão) de moda nesse campo? Por um lado minha primeira reação é suspeitar. Mas não dá negar que isso acaba sendo um dos movimemtos que renova os campos.

Então eu fico as vezes sem saber como me orientar. De fato acho que a fixação em nomes’ do bem, que superam os nomes velhos’, ou mesmo jargonização extrema acaba sempre sendo algo que esvazia o campo teórico de qualquer sujeira que lhe dá concretude, empobrece o pensamento.

Por outro lado acho que muito da capacidade de nomes novos se impor passa por essa entrada bruta. Por essas leituras que caricaturizam ao extremo (tanto os inimigos como aliados). As vezes parece um efeito inevitável da construção dos nomes e/ou conceitos legitimos?


Previous post
O que significa críticar um autor? Acordei pensando no que significa falar mal de uma obra ou de um autor. A conclusão provisória que eu chego é que é muito difícil falar de algo com
Next post
O valor da gordura em um texto Outra coisa que tou pensando, que tem a ver com algumas lembranças vulgares sobre teoria da informação que colhi em vidas passadas e com