March 29, 2021

A reorientação do pensamento pela prática

Como alguém da filosofia, mais uma vez sendo vitima de compreender as coisas com um certo atraso.

Entendendo algumas pretensões equivocadas minhas e algumas irritações com filosofias alheias. Conseguindo situar melhor pra mim em que medida não são as coisas que devem ser pensadas, encaradas como objetos, mas as práticas que devem nos fazer pensar e funcionar de referência.

De alguma forma acho que não é nada muito complicado de entender teoricamente”. Inclusive não é algo que eu não vá encontrar sendo expresso de uma forma ou de outra em autores que já frequentei mais ou menos (Platão, Espinosa, Marx, Deleuze, etc).

A dificuldade toda é que essa variação de perspectiva tem que ser um efeito da prática e não basta ser feita na teoria. Ou melhor, quando é feita na teoria ela segue ali, vazia, sendo apenas a própria realização do erro que é confundir o que é da ordem da teoria e da atividade.


Previous post
Sobre um certo conservadorismo nas revoluções teóricas Acho cômico e triste como a própria forma como elaboramos uma resistência às metrópoles ainda tem a forma importada delas. Claro, acho que nada
Next post
O que a literatura mapeia hoje em dia? Eu tenho pensado muito nessa citação do Paulo Arantes: “em matéria de processo social de continuidade e mudança, justamente porque implica