June 26, 2021

A percepção da própria ignorância a partir do efeito Dunning-Kruger

Como alguém que curte a ideia do efeito dunning-kruger (mesmo sabendo que se trata de um falso-efeito’, é bonito o desenho e parece corresponder ao anedótico), uma das coisas que eu acho mais divertidas é o momento em que a pessoa começa a se dar conta do tamanho da sua incompetência.

Um pouco de maldade, claro, mas acho terrivelmente cansativo a arrogância. Já é difícil em gente que realmente é foda aguentar isso. Agora em gente que claramente tá apenas se superestimando fica insuportável.

Claro que não tou falando de qualquer pessoa que se dá conta do descompasso entre o que ela sabe e o que ela acha que sabe, mas daquela que antes disso se comporta como se fosse a última bolacha do pacote.

Acho que também cabe diferenciar entre quem se acha e quem está apenas empolgado. Acho que inclusive essa diferença é fundamental. Óbvio que as vezes é difícil avaliar isso, mas acho que também se não se marca isso até perde-se um caráter de entusiasmo presente no aprendizado.


Previous post
A figura do parasita na internet Um sonho que tenho é um dia escrever um texto sobre parasitas e parasitagem na internet. Na verdade não só na internet. Pois não é qualquer
Next post
Os efeitos da disposição estudantil de Aristóteles Tenho uma hipótese que o caráter “estudante” do Aristóteles é um dos responsáveis pelo ethos de pesquisa específico à filosofia. Tem ali algo de