June 18, 2021

A dificuldade de encontrar bons materiais introdutórios

Peguei pra ler a introdução do Grespan ao Marx (queria algo para me ajudar a esquecer dos problemas para começar o dia mas também que tivesse a ver com minhas obsessões atuais) e ainda que o livro seja bom ele certamente não é uma introdução (e carece de desenhos pra visualizar!)

Quando digo que não é uma introdução quero dizer que apesar do percurso dele ser interessante (li dois capítulos) e de ele escrever de modo inteligível, o livro é bastante condensado de um modo que obscurece os encadeamentos entre as ideias.

Parece que no dilema eterno dos materiais voltados para introdução/divulgação acabou se privilegiando a precisão que força a tornar as coisas um pouco mais obscuras (demandando do leitor) em vez da inteligibilização. Isso não é uma crítica, já que acho que tendo a isso também.


Previous post
Querendo entender luta de classes Ontem acordei de madrugada pensando que quero entender mais a ideia e história de classe (no sentido de “luta de classes”). Tem algumas coisas que
Next post
A ausência de sentido em concursos para professor Esse sou eu, depois de uma cacetada de concursos, percebendo que passar em concursos é um ato de sorte (inclusive os que eu passei) e que nada tem