June 19, 2021

A ausência de sentido em concursos para professor

Esse sou eu, depois de uma cacetada de concursos, percebendo que passar em concursos é um ato de sorte (inclusive os que eu passei) e que nada tem muito sentido.

Refletindo sobre concursosRefletindo sobre concursos

É claro que há condições mínimas para essa sorte poder acontecer. Mas as condições são um combinado tão complexo que o próprio mínimo necessário para se estar na disputa flutua bastante no seu teor qualitativo de concurso pra concurso.

Talvez seja meu lado estóico, mas acho que é importante pra quem está nesse corre desatrelar os resultados que se tem das suas capacidades. Passar em concurso (do jeito que são feitos aqui no Brasil, ao menos) não tem relação com você ser melhor ou pior ou com sua qualidade.

É ingrato demais essa experiência acumulada (uns 20 concursos). Ao menos ela serve para eu ter algum lastro que fundamenta o que eu digo para amigos brilhantes que se ferram em concurso e num ficar um bando de comentário vazio.

Dá pra fracassar bastante e ainda assim não te chamarem para ser um ted talker. Basta fracassar em algo absolutamente marginal como isso.

A minha posição hoje é um estoicismo extremo (niilista?) inclusive. Acho que qualquer comentário valorativo” que se fala sobre seus trabalhos deve ser ignorado (para bem ou para mal), apenas cria uma cortina de fumaça. O que é confiável é como o que você faz afeta os outros.

Então ignorar elogios ou críticas e se focar se há um engajamento (mesmo que falando bem ou mal). Pois se há um engajamento de alguma forma aquilo mexeu, e se mexeu é porque talvez tenha alguma consistência (e mesmo em críticas dá trabalho). Agora a indiferença é que é ruim.

Pois dá pra de fato as pessoas te cobrirem de elogios (ou de críticas) mas você sentir que aquilo não fez e não faz a menor diferença para a pessoa que elogiou/criticou. Isso eu acho que é uma cilada, pois o elogio e críticas ficam vazia e aumentam a ansiedade.

Eu tento levar isso de modo muito radical pois é o que ajuda a lidar com minha lua em leão. Sou bastante inseguro e justamente por isso não consigo confiar muito em elogios (embora claro, goste de ouvir, mas não é o que realmente me deixa >pleno<).


Previous post
A dificuldade de encontrar bons materiais introdutórios Peguei pra ler a introdução do Grespan ao Marx (queria algo para me ajudar a esquecer dos problemas para começar o dia mas também que tivesse a ver
Next post
As armadilhas do tratamento filológico Nada contra o trabalho filológico (Auerbach tem um altar aqui em casa), mas fico pensando que a sua mensurabilidade maior (em relação à outras