August 11, 2021

Um elogio ao filósofo superficial

Muito bom ser um leitor superficial que é incapaz de avançar para além de um certo nível de profundidade. O próximo passo é as instituições concordarem que esse é o melhor tipo de profissional.

Isso parece não ser relacionado, mas aceitar isso passou também por entender que todos estão argumentando e afirmando as suas posições de boa fé (mesmo quando é em certa medida uma defesa de seus interesses).

Acho que quando se aceita que o outro está fazendo seu melhor (e tem algo a apresentar, sobretudo sendo uma perspectiva diferente) há uma possibilidade de ganho epistêmico maior do que você simplesmente refutá-lo” a partir do seu ponto de vista.

Quando você mostra que o outro está errado nada acontece. Quando você tenta entender em que medida o outro está afirmando algo que tem validade (mesmo que não absoluta, pois quem é que tem) de alguma forma você é deslocado da sua posição.

Eu sou uma pessoa normal e obviamente nem sempre eu consigo me ater a esses princípios (essa hermenêutica caridosa, que obviamente também não é pra se aplicar em situações em que claramente há canalhice), mas acho que ganho mais quando consigo ser fiel a eles.


Previous post
As velocidades de leitura Mais uma vez pensando como é louco que as pessoas leiam coisas em velocidades e formas drasticamente diferentes. Todas as vezes que eu converso com
Next post
A ambiguidade das modas intelectuais Mais uma vez procurando bibliografia sobre “modas intelectuais”. Na verdade eu queria entender isso pra entender melhor a circulação de novas ideias