April 3, 2020

Sobre as dificuldades da amizade

Penso de vez em quando naquelas pessoas que cê quer ser amigo mas não consegue. Também penso naquelas que querem ser suas amigas e você é que não quer. Sempre desagradável ambas as posições pois tornam ainda mais esquisito pensar o que é uma amizade que vinga.

Posso falar evidentemente do meu caso. Geralmente o que me incomoda, e me faz não retribuir, é quando vejo uma unilateralidade, quando o desejo é mais de distribuir do que compartilhar, quando a pessoa quer a atenção minha apenas para alimentar o eu dela. Mas isso é otimismo meu.

Pois certamente não esgota os casos, já que tem também alguns casos em que simplesmente não tem liga e a coisa não sai (mesmo com a outra querendo). Rola até uma culpa nesses casos, mas diferente de quando é um amor não correspondido? Pois não deveria ser difícil.

É chato quando acontece. Eu fico meio sem saber, mas como tenho uma certa timidez eu acabo meio que aceitando e ficando chateado só. Me incomoda que algumas pessoas reajam com ressentimento, como se você devesse algo apenas por você ter tido abertura/conexão com outras pessoas.

Uma coisa que eu gosto especialmente são aquelas pessoas que a amizade potencial está ali mas ela nunca é atualizada por falta de circunstância. É como se o próprio laço, mesmo que nunca chegue a se desenvolver, já dê um outro tom pra coisa (mesmo que falte tempo, contato etc).


Previous post
Comentários sobre a transição irrefletida do ensino presencial para o ensino a distância no início da pandemia Já é complicadíssimo aluno lendo texto pelo celular (disponibilizo pdf e xerox). Sei que tem a coisa do acesso e só isso já é muito bom, mas me dá
Next post
Sobre luxo e boa vida Tenho pensado muito na necessidade de se pensar e defender o luxo que é procurar uma boa vida num momento merda/precário. Claro que isso já é feito