June 12, 2020

A escrotidão da amizade

Aliás, nada a ver, mas tenho pensado muito no tema da amizade. É um tema que volta e meia aparece, até por conta do problema do amor, mas acho distinto. Se alguém tiver uma boa bibliografia sobre me digam por favor.

O que me interessa, principalmente, é que a amizade tem algo de escroto. Por um lado ela é algo absolutamente gratuito, podemos ser amigos de qualquer um, e fora o tempo (mas mesmo isso já fazemos com outras relações sociais que não são de amizade), ela não tem nenhum custo.

Mas ao mesmo tempo nem sempre estamos dispostos a ser amigos de qualquer pessoa. Mesmo que as vezes dediquemos mais tempo a certas pessoas do que outras, nem sempre a gente se torna (ou quer se tornar) amigo delas. Disso também aparecem vários ressentimentos, né?

Por isso que mais do que apenas o tema da amizade, me interessa demais o problema da amizade não correspondida”, pois é uma exigência similar ao amor mas talvez ainda mais cruel. E cruel para ambas as partes. Quem exige e não recebe fica sem entender porque não tem algo simples.

Por outro lado, quem não quer dar, por não sentir nenhum laço ou afeto, fica se sentindo cobrado de algo que sequer teria para oferecer (ainda mais quando, em gesto de civilidade, se dedica tempo ao outro).


Previous post
A importância da piedade no pensamento platônico Lendo “As Leis” [que começa com um elogio das constituições cretenses e espartanas, que teriam uma origem divina] eu começo a entender qual o papel
Next post
A relação da filosofia com verdades Cada vez mais tendendo a acreditar que é um grande erro assumir que a filosofia cria alguma verdade, que ela diz algo, que ela afirma teses. Nesse